A Nuty chegou no mercado para Inovar o conceito de consumir açaí. Atuando no mercado de produção e comercialização de açaí em suas diversas formas e sem fronteira, sempre inovando para trazer mais sabor, cremosidade e qualidade para o consumidor.
Siga a Nuty
Search
SUBIR
Mercado de açaí: Uma tendência! - Nuty - Brasil
13827
post-template-default,single,single-post,postid-13827,single-format-standard,eltd-core-1.1.2,awake-ver-1.3,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-top,eltd-header-standard,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-slide-from-left,eltd-dark-header,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,eltd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive
 

Blog

Mercado de açaí: Uma tendência!

O açaí é uma fruta originária da região norte do país e por esse motivo, durante longos anos, teve seu consumo restrito a essa área. Contudo, esse cenário começou a mudar, quando no final da década de 90, a polpa da fruta passou a ser congelada e comercializada no mercado nacional e internacional. Desde então, o açaí ganhou status e fama, por suas propriedades antioxidantes, por seu alto teor energético e também devido à presença da chamada “gordura boa” em sua composição.

Essas qualidades foram suficientes para estimular o consumo da fruta, especialmente como sobremesa gelada, e ainda para assegurar a expansão do mercado que há anos não para de crescer! Confira!

Os dados do mercado do açaí

O mercado do açaí é extremamente promissor e lucrativo, movimentando milhões de reais, tanto com o consumo interno, como também com as exportações para países como EUA, Japão e Austrália.

Segundo dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização da “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará, Belém, que é um dos maiores produtores da fruta, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias do ramo de alimentação cresceu consideravelmente no segundo semestre de 2017, especialmente as franquias de açaí, cujos números são espantosos — crescimento de 200% nos últimos quatro anos — para o período de crise que o país está passando.

Diante desses dados, está evidente que investir em açaí pode ser uma maneira fantástica de ter um retorno rápido em seu novo negócio.

A comercialização do produto

O produto é comercializado “in natura” nos locais de produção e cultivo, porém, nas demais regiões, é comum que a venda da fruta se baseie em alimentos derivados de sua polpa congelada.

Existe um tipo de açaí para cada paladar, já que ele pode ser servido como uma espécie de frozen iogurte, com vários toppings agregados, como granola, tapioca, mel, biscoitos etc. Outra possibilidade é vendê-lo como sorvete ou como polpa congelada.

As características de um bom açaí

A verdadeira cor do açaí é vinho escuro, portanto, apenas nessa tonalidade é que se está diante do açaí puro e natural. Se o produto apresentar um tom de roxo mais claro, com grânulos ou cristais de gelo, muito provavelmente a fruta foi misturada com outros ingredientes.

A textura da polpa deve ser consistente, uniforme e lisa como uma massa homogênea. Isso significa que a presença de grumos e uma sensação aerada no paladar indicam que açaí não se encontra em seu estado puro.

As campanhas de vendas para atrair clientes

Em razão das propriedades da fruta serem altamente benéficas para a saúde, com grande potencial energético e antioxidante, vale a pena investir nesses atributos para fazer campanhas de vendas atrativas que enalteçam essas qualidades.

Os canais que podem ser usados para divulgar a loja são: panfletagem nos arredores do estabelecimento, ações de engajamento nas redes sociais, implementação de cartão fidelidade, parcerias com estabelecimentos vizinhos etc. Essas podem ser excelentes ideias para você se destacar da concorrência.

Agora que você já sabe que o mercado de açaí ainda é uma tendência atual, faça seu cadastro e vire um fornecedor Nuty e  fique por dentro de todas as nossas novidades!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.